Apontado pelos críticos como um dos melhores festivais do gênero no país, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega à sua décima edição. De 06 a 10 de junho de 2012, uma seleção dos melhores instrumentistas e intérpretes da atualidade se apresentaram em quatro palcos montados ao ar livre.
A edição desse ano foi recheada de músicos virtuosos, tanto no jazz quanto no blues. O guitarrista Roy Rogers descabelou todo mundo com uma técnica slide incrível, enquanto o jovem cearense Artur Menezes deu um show de carisma e debulhação nas 6 cordas! No jazz, a grande surpresa foi a repaginação do nosso brasileiro Romero Lubambo que, dividindo o palco com o baixista africano Armand Sabbal-Lecco, e depois com o guitar man americano Mike Stern, fez este último literalmente se ajoelhar e fazer saudações reais durante um de seus solos de incrível sentimento e força técnica, misturando como nunca o fusion, o jazz, o blues e o rock. Eu, que o tinha visto tocando música brasileira no festival de Ouro Preto com o pianista César Camargo Mariano, me espantei com o Romero. Sensacional atuação.
Dentre tantas pérolas nos palcos, difícil foi só a chuva que quase não cessou durante todo o festival. Ao menos, os músicos internacionais se asseguraram que a platéia brasileira é mesmo diferente das demais e “legal por natureza”, como bem afiançou o front man do blues, Michael Hill.